https://centroespiritavirtual.org
top of page

Espiritismo e ciência

Atualizado: 17 de nov. de 2021

A Doutrina Espírita tem a Ciência para confirmar suas regras, considerando que a base na moral Cristã será referendada pela Ciência que através das regras da matéria que lhe são o arcabouço seguro a ratificar e demonstrar as normas que regem o mundo material.


No entanto, o que se observa foi que não puderam se entender tendo em vista cada uma encare sobre o seu ponto de vista os fatos e desta forma repeliam-se mutuamente. Uma nova luz se fez: a fé dirigiu-se a razão, esta nada encontrou de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido.


Evidente que em ambos os lados ainda existem pessoas que ficam na retaguarda o que é natural, somente com um movimento intenso que as envolverá estas pessoas inevitavelmente irão assentir que Ciência e Religião, leia-se Espiritismo, caminham juntas para elucidar os fenômenos que ocorrem na matéria pela atividade espiritual.


Dia e noite, a cada segundo, bilhões de neutrinos passam por nós". O cientista explica que as fusões nucleares no centro do Sol emitem neutrinos. Assim, estudando essas partículas, seria possível saber o que está acontecendo dentro do astro, por exemplo. "Eles são a segunda partícula mais abundante do Universo", explica Zornoza. "O que mais há no Universo são fótons, isto é, partículas de luz. Em segundo lugar, vêm os neutrinos."


Essas partículas têm a especificidade de dificilmente interagirem com o que encontram em seu caminho, passando facilmente pela matéria.


"Das quatro forças que conhecemos — gravidade, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca —, os neutrinos só interagem com uma, a força nuclear fraca", aponta Argüelles.


E justamente por isso, diz Zornoza[1], os neutrinos "são capazes de atravessar uma barreira de anos-luz de chumbo e chegar ao outro lado, o que os torna muito difíceis de serem detectados".

"Os neutrinos são estranhos, sabemos que eles têm uma massa, mas ainda não sabemos o quanto é ou como se origina. Possivelmente, eles estão conectados a outra partícula que pode lhes dar uma massa secreta, algo que esteja produzindo essa massa", diz Argüelles[2].


"Então temos o neutrino, que, mesmo que haja campos magnéticos, ele segue seu caminho; e mesmo que haja nuvens de poeira, ele as atravessa. Por isso, eles são mensageiros diretos dos objetos de onde vêm e nos fornecem informações verdadeiramente únicas", acrescenta.


"Sendo partículas quase 'fantasmas', que atravessam tudo, elas podem nos trazer informações de lugares muito energéticos e muito densos, como aqueles ao redor dos buracos negros."


Eis a razão de trazermos a informação acima, simples, precisávamos de uma resposta atual para as questões de número 90, 91 do Livro dos Espíritos, as quais fora assim registradas por Kardec.


Livro dos Espíritos – Questão de nº 90:


O Espírito que se transporta de um lugar para o outro tem noção da distância que percorre e dos espaços que atravessa? Ou é subitamente transportado ao lugar onde deseja ir?


“Ocorre uma e outra coisa. Desde que o queira, pode o Espírito inteirar-se da distância que percorre; mas também essa distância pode desaparecer de todo, dependendo isso da sua vontade, bem assim da sua natureza mais ou menos depurada”.


Livro dos Espíritos – Questão de nº 91:


A matéria constitui obstáculo para o Espírito?


“Não: ele passa através de tudo: o ar, a terra, as águas, o próprio fogo, tudo lhe é igualmente acessível”.


A Ciência do século XXI já tem fragmentos de que alguma coisa pode “atravessar uma barreira de anos-luz de chumbo e chegar ao outro lado, mesmo que haja campos magnéticos, ele segue seu caminho; e mesmo que haja nuvens de poeira, ele as atravessa”.


Os Espíritos já diziam em 1857 que nada seria obstáculo para o espírito nem mesmo a matéria densa ou em qualquer um de seus estados: ar, água, fogo etc. Acrescentam que tudo dependeria também da vontade do Espírito e “ Quando o pensamento está em algum lugar, a alma também aí está, porque é ela que pensa. O pensamento é um atributo”[3].


Podemos deduzir então que uma das substâncias que compõem o perispírito são os neutrinos, e para estes, não há barreira física conhecida até a presente data a impedi-los de ultrapassar a matéria, portanto, assim como o pensamento é um atributo da alma, os neutrinos, por sua vez, fazem parte da constituição do perispirito dentre outras partículas ainda a serem apresentadas pelo mundo espiritual.[4]

[1]Juan de Dios Zornoza, físico, professor da Universidade de Valência (Espanha). [2]Carlos Alberto Argüelles, físico peruano, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e membro do IceCube, projeto que busca neutrinos abaixo do gelo antártico. [3] Livro dos Espíritos questão de nº 89-A.

[4] SILVA, Ricardo Venâncio Oliveira



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page